quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

7 Princípios científicos de memorização para concursos

 
É impossível passar em um concurso público sem desenvolver a habilidade de memorização!
Não adianta estudar, se no dia da prova você não lembrar de nada.
Existem diversas técnicas de memorização espalhadas por aí…
Mas como saber o que realmente funciona?

No livro Make It Stick: The Science Of Successful Learning, Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel apresentam princípios comprovados cientificamente sobre como memorizar com mais eficiência.
Para os autores, que abordam diversos experimentos feitos com estudantes, aprender é provavelmente a habilidade mais importante que você pode ter.
“Nós precisamos continuar aprendendo e lembrando por toda a nossa vida”. “Se você é bom em aprender, você tem uma vantagem sobre os demais”, escrevem os autores.
Dois deles são professores de psicologia da Washington University in St. Louis/EUA.
E aprender alguma coisa significa ser capaz de lembrar dela.
Infelizmente, muitas das técnicas para aprender que nos ensinam na escola não ajudam a lembrar por um longo prazo, como sublinhar palavras ou usar canetas marca-texto.
Para ajudar você a passar em um concurso público, nós vasculhamos as dicas de aprendizagem do livro “Make It Stick” [Disponível apenas em inglês na amazon].
Aqui uma advertência:
Aprendizagem é mais profunda e mais durável quando exige esforço. Aprendizagem que é fácil é como escrever em areia: está aqui hoje, mas amanhã já se foi (Make it Stick).
Vamos aos 7 princípios de memorização trazidos no livro:

1. RECUPERAÇÃO: LEMBRE DE ALGO QUE FOI MEMORIZADO 


Quando você está tentando lembrar de uma ideia, método ou técnica a partir da memória, você está recuperando a informação.
Flashcards são um ótimo exemplo: eles forçam você a lembrar de uma ideia que está armazenada, ao contrário da técnica de marcação de texto que não exige esforço do seu cérebro para resgatar uma informação.
A razão para que a recuperação seja tão efetiva é que ela fortalece os caminhos neurais associados com um dado conceito.
Assim, cada vez que você lembrar de um conceito, a ciência afirma que ficará mais fácil lembrar dele novamente no futuro!
Conclusão: use flashcards nos seus estudos para concursos públicos. Sempre que você acertar a resposta, ficará mais fácil lembrar dela na hora da prova!

2. ELABORAÇÃO: CONECTE NOVAS IDEIAS COM AS QUE VOCÊ JÁ CONHECE

Quando você tenta expressar uma nova ideia com suas próprias palavras, você está elaborando.
“Quanto mais você conseguir explicar a forma pela qual o seu novo aprendizado se relaciona com um conhecimento prévio” os autores escrevem, “mais forte será sua compreensão do novo aprendizado” e, com isso, você cria mais conexões para ajudar a lembrar daquilo depois”.
Por exemplo. Se você está assistindo a uma aula de física e tentando entender a transferência de calor, tente aplicar o conceito em suas experiências da vida real, imaginando como uma xícara de café morna dispersa calor nas suas mãos.
Está estudando “Poder Legislativo” em Direito Constitucional? Então visite o prédio da Câmara de Vereadores e conheça os parlamentares da sua cidade…Pegou a ideia?
Conclusão: explique o conteúdo com suas próprias palavras e busque associá-lo ao que você já sabe ou a situações práticas!

3. ALTERNÂNCIA: VARIE OS ASSUNTOS ESTUDADOS

Quando você estuda assuntos variados ao mesmo tempo, você está alternando.
Estudar um assunto por vez (AAABBB), dizem os cientistas, é pior do que estudar dois ou mais assuntos ao mesmo tempo (ABABAB).
A explicação para isso é que quando você está estudando apenas um assunto, ele tende a se tornar monótono, diminuindo o interesse pelo seu cérebro.
Por outro lado, se você varia os assuntos, seu cérebro tende a manter o interesse e a concentração. Além disso, neste caso, sua visão de mundo amplia, permitindo comparações, o que facilita a compreensão.
A única restrição para não variar os assuntos é quando um for pré-requisito para o entendimento do outro.
Conclusão: ao invés de estudar uma matéria completa por vez, estude várias matérias ao mesmo tempo!

4. GERAÇÃO: TENTE RESPONDER ANTES DE RECEBER A RESPOSTA PRONTA

Quando você está tentando dar uma resposta antes que ela seja mostrada, você está gerando.
Segundo os autores, “Ao explorar o desconhecido e tentar resolver o enigma primeiro, você terá uma probabilidade maior de aprender e lembrar da solução, quando comparado a uma situação em que alguém simplesmente te mostra a resposta pronta”.
Isso significa que você deve tentar obter as suas próprias respostas sobre uma questão antes que um professor ensine a você como resolvê-la.
Conclusão: quando não souber uma resposta, raciocine em busca da solução antes de procurá-la no seu material de apoio!

5. REFLEXÃO: AVALIE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Quando você tira algum momento para repensar sobre o que aprendeu, você está refletindo.
Você pode fazer algumas perguntas a si mesmo: O que foi fácil aprender? Onde eu posso melhorar? Qual método funciona melhor para mim?
Pesquisadores da Harvard Business School descobriram que fazer reflexões por escrito aumenta a produtividade. Em apenas 15 minutos de reflexão diária escrita, no final do dia, a performance de um grupo de empregados aumentou em 23%.
Após uma sessão de estudo, reflita sobre o método utilizado, bem como sobre os resultados atingidos.  A reflexão permite corrigir o rumo quando algo está saindo errado.
Conclusão: reflita sobre o seu processo de aprendizagem e corrija o que estiver errado!

6. MNEMÔNICA: USE GATILHOS MENTAIS PARA LEMBRAR

Quando você usa um acrônimo, rima ou, principalmente, uma imagem associada ao que você pretende lembrar, você está usando mnemônica.
Mnemônica é a palavra grega para memória. É a técnica mais utilizada nos campeonatos mundias de memorização.
Geralmente, os competidores associam àquilo que eles querem memorizar a imagens, que servem como gatilhos, carregadas de ação, fora dos padrões comuns e com muita emoção.
Uma das técnicas mnemônicas mais utilizadas é o Palácio da Memória.
As técnicas mnemônicas são muito eficientes para memorizar uma grande quantidade de informações. Logo, são fundamentais para quem deseja passar em concursos públicos.
Conclusão: use as técnicas de mnemônica nos seus estudos diariamente!

O ebook contém várias outras técnicas de memorização poderosas que não estão contidas na amostra acima.

7. CALIBRAGEM: TENHA CIÊNCIA DO QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE


Quando você obtém um feedback que revela a sua ignorância, você está calibrando.
“Calibragem é simplesmente o ato de usar um instrumento objetivo para limpar as ilusões e ajustar o seu julgamento para melhor refletir sobre a realidade”.
Ela é necessária porque que todos nós sofremos ilusões cognitivas: nós pensamos que entendemos uma coisa quando, na verdade, não é bem assim.
Faça um quizz, resolva provas simuladas ou obtenha feedback de um colega para ajudar a identificar esses pontos cegos no seu aprendizado.
Ao descobrir, de fato, o que não sabe, você pode reestudar o material naquele ponto específico e, aos poucos, suprir todas as lacunas do seu conhecimento.
Conclusão: faça testes objetivos para identificar com exatidão o que ainda não sabe. Depois, estude para aprender!

Fonte: Loucos por Concursos

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