sexta-feira, 29 de setembro de 2017

5 passos para desenvolver sua carreira a partir do estágio

5 passos para desenvolver sua carreira a partir do estágio




Quem está fazendo um estágio certamente já pensa no futuro profissional. Após a conclusão do curso de graduação, ainda há um longo caminho para conquistar um bom cargo, com um salário que alcance suas expectativas.
Alcançar a sonhada realização profissional é uma tarefa que depende unicamente de você: será que você sabe o que precisa fazer? Ou como aproveitar as oportunidades que o próprio estágio oferece?
A Employer separou cinco dicas que podem te ajudar no desenvolvimento profissional. Confira e prepare-se: o mercado é disputado, mas sempre há espaço para bons profissionais!


Primeiro passo: descubra suas aptidões


Os cursos de graduação geralmente possuem uma visão mais generalista sobre a profissão. Vamos pensar no curso de Administração de empresas, por exemplo: há um grande leque de atividades que podem ser executadas por um administrador. Você é bom com números? Quer trabalhar na área financeira? Pensa em ter seu próprio negócio no futuro? Durante o estágio é possível identificar as áreas com as quais você tem mais afinidade. Também é no estágio que você coloca em prática toda a parte teórica que vê em sala de aula.
Aprenda a identificar suas aptidões: quais tarefas você consegue executar com mais rapidez? Quais levam mais tempo? Qual parte da sua rotina te deixa mais motivado? E quais são as atividades que você não consegue se imaginar executando no futuro? Esteja sempre atento a estas questões, mas também saiba que o bom profissional precisa estar preparado para atuar em diversas frentes e o trabalho muitas vezes envolve tarefas maçantes ou mais complexas.


Segundo passo: aprenda a observar


Mais do que inserir o estudante no mercado de trabalho, o estágio também é um período que exige muita observação. É no dia a dia que você vai aprender como funcionam as hierarquias dentro das empresas, quais os processos que fazem parte do dia a dia e a importância das suas atividades dentro do negócio. Para isso, nada melhor do que prestar atenção em quem já tem mais experiência.
Aproveite reuniões, trabalhos em equipe e a própria rotina dos seus colegas para observar como eles se comportam. Preste atenção na linguagem corporal, na comunicação escrita, na postura de seus superiores e pares. A partir disso, você pode desenvolver sua própria linguagem e ter uma postura profissional que se adapte às mais diversas situações.


Terceiro passo: acompanhe o mercado


Isso não significa trocar de estágio a todo momento. Lembre-se que o tempo de permanência em uma empresa conta bastante na hora da contratação. Acompanhar o mercado, neste caso, é ficar sempre de olho em notícias sobre a sua área, ler pesquisas, manter contato com colegas e ex-colegas, analisar as tendências da sua profissão.
O que há de novo na minha área? O que meus colegas de graduação têm feito e que também pode ser útil para mim? O que as empresas da minha área buscam? Estas são algumas das perguntas que você pode se fazer periodicamente. Encontrar as respostas vai ajudar a ter um perfil profissional mais atualizado, de acordo com a sua área de trabalho e suas expectativas profissionais.

Quarto passo: seja flexível


É muito importante descobrir seus pontos fortes e fracos, assim como traçar um plano para a sua carreira. Mas o estágio é apenas o começo da sua vida profissional! É preciso passar por experiências diferentes até alcançar seus objetivos, e nem todas são positivas ou fáceis.
Por isso, lembre-se sempre de usar a inteligência emocional e praticar a resiliência. Estes dois conceitos são muito importantes no seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois permitem que você se adapte às situações, aprenda a lidar com as emoções que elas trazem e atue de forma mais racional em relação ao trabalho.
Uma pessoa da sua equipe foi dispensada e o seu chefe precisa da sua ajuda com o trabalho por alguns dias? Ajude! A empresa vai mudar de sede e seu tempo de deslocamento até o estágio será maior? Programe-se para sair de casa alguns minutos mais cedo. Você foi transferido para outra área, onde não conhece ninguém da equipe? Busque o lado positivo: novas pessoas, novos aprendizados. A capacidade de flexibilidade e adaptação é uma característica bastante valorizada no mercado de trabalho.


Quinto passo: não pare de estudar


A concorrência no mercado de trabalho é grande. Só pra ter uma ideia, em 2015 o número de alunos matriculados no ensino superior ultrapassava os oito milhões (o dado é do Censo Inep/MEC). Como você vai se destacar na multidão?

Você está preparado para disputar vagas, fazer dinâmicas com uma dúzia de pessoas, passar por uma série de entrevistas? Lembre-se que na hora da disputa, muitas pontos são levados em consideração.

Mais do que experiência, é possível começar a traçar uma carreira sólida por meio dos estudos. Por isso anote esta dica: vale a pena investir em capacitação profissional sempre, mesmo após a conclusão do curso superior. Há várias formas de fazer isso e a pós-graduação não é o único caminho.
Quem tem poucos recursos ou ainda precisa terminar de pagar a faculdade pode investir em cursos mais curtos, workshops, palestras e webinars. A internet está cheia deles, nas mais diversas áreas. Sempre há alguém compartilhando conhecimento. Você também pode procurar cursos gratuitos na sua cidade, junto ao SEBRAE,  SENAC, faculdades públicas, instituições culturais... conhecimento nunca é demais!

Fonte: employer estagio

Nenhum comentário:

Postar um comentário