quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Conhecimentos sobre DF e Entorno vão ser obrigatórios em concursos na capital

A Lei n° 5.768/2016, publicada no dia 10 de janeiro no DODF, obriga os concursos do DF a cobrarem conhecimentos de história, geografia, cultura, política e economia do DF e do entorno


Concurseiros do DF agora vão ter que saber obrigatoriamente matérias referentes à história, geografia, cultura, política e economia do Distrito Federal e também das cidades do Entorno do DF. Também é obrigatório ter conhecimentos sobre a Lei Orgânica do Distrito Federal e a Lei Complementar que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal. A regra começou a valer na terça-feira, dia 10 de janeiro.

A proposta já tinha sido aprovada em junho de 2016, mas foi vetada em dezembro pelo governador Rodrigo Rollemberg. No entanto, os deputados decidiram derrubar o veto do governador e aprovar novamente a lei.


Segundo a Lei n° 5.768/2016 publicada no Diário Oficial do DF, que altera a lei sobre concursos públicos no Distrito Federal (Lei nº 4.949/2012), agora é obrigatória a cobrança de conteúdos relativos à “realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, instituída pela Lei Complementar federal nº 94, de 16 de fevereiro de 1998”. Também fica obrigatório cobrar conteúdos relativos à “Lei Orgânica do Distrito Federal e a Lei Complementar que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal”.

A proposta foi do deputado distrital Professor Reginaldo Veras. A ideia, segundo descrito na página do deputado, surgiu porque 40% de quem presta concursos no DF vem de outros estados e de regiões do entorno. Para o parlamentar “é importante que os aprovados nos concursos do DF conheçam a realidade dos moradores e da cidade para atenderem a população da melhor forma possível”.

A lei não altera editais já publicados e em andamento. Ela só se aplica aos novos editais que surgirem a partir da data de publicação da norma.

Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário