terça-feira, 19 de setembro de 2017

Você acertaria esta questão de concurso público sobre vírgula?

Você acertaria esta questão de concurso público sobre vírgula?

Professor de português Diogo Arrais usa uma questão de prova de concurso público para explicar as regras de pontuação


 Praticar é um ótimo caminho para se compreender o uso dos sinais de pontuação. Antes de uma questão de concurso, lembremo-nos de que na relação entre sujeito-verbo-complemento não deverá haver o uso de vírgula isolada.
Como exemplo, vejamos os períodos abaixo:
“O presidente Temer, foi o primeiro a discursar na ONU.”
(vírgula inadequada separando sujeito do verbo)
“O presidente Temer foi, o primeiro a discursar na ONU. “
(vírgula inadequada separando verbo da sua ideia complementar)
Vamos à prática! Assinale o período que está pontuado corretamente.
a) Solicitamos aos candidatos que respondam às perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
b) Solicitamos aos candidatos, que respondam, às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
c) Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
d) Solicitamos, aos candidatos que respondam às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
e) Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. 
A única letra correta acima é a letra A, justamente para separar a ideia explicativa no adjetivo. Em outras palavras, podemos assim analisar: os complementos do verbo “solicitar” são dois: “aos candidatos” e “que respondam às perguntas a seguir”. Dessa forma, entre verbo e esses complementos não faz sentido haver separação alguma.
Na letra B, percebe-se um grave desvio gramatical: além de entre o verbo “respondam” e o complemento “às perguntas” haver separação inadequada, não há coerência no isolamento de “que respondam”.
 Notemos, também, que as letras C e D apresentam o mesmo desvio gramatical, com a indevida separação de verbo e complemento. Não podemos nos esquecer de que “que respondam às perguntas” funciona como complemento da forma verbal “solicitamos”.
À letra E há uma observação importante:  a expressão “a seguir”,  pode ser isolada por dois sinais de pontuação. O erro está realmente no sinal após “candidatos”. Lembremo-nos de que duas vírgulas, dois travessões ou dois parênteses são uma excelente opção ao destaque de expressões com teor locativo, espacial, adverbial, adjetivo, explicativo.

Diogo Arrais
Professor de Língua Portuguesa – CPJUR – portalcpjur.com.br
Autor Gramatical pela Editora Saraiva

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário